A força feminina no cooperativismo

A participação feminina no mundo do trabalho e, em especial, em funções de gestão e liderança, é um desafio e uma dificuldade ainda maior em determinados setores da economia. Um aspecto positivo é que, cada vez mais, organizações e sociedade têm se dedicado a olhar com especial atenção para essa realidade e apostam em ações inclusivas e que possam mitigar desigualdades. Quando se observa essa realidade no sistema cooperativo, constatam-se avanços importantes nessa representação.

De acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2023, que aglutina dados do setor, no ano passado houve aumento de 15% na força de trabalho feminina, perfazendo 51% do total. E quando se olha para os dados dos últimos quatro anos, vê-se o percentual crescer – em 2019 eram 35%. Na direção oposta vai a força de trabalho masculina, que encolheu no setor de 65% (em 2019) para 49% (em 2022). Outro dado relevante é que a quantidade de cooperadas subiu de 38% para 41% no país neste mesmo período.

Entre os destaques da presença feminina entre os colaboradores estão as cooperativas de crédito, com 61% de empregadas mulheres. É outro dado trazido pelo Anuário que ajuda a compreender como está a representação da mulher no setor.

Uma cooperativa de crédito com sede em Caxias do Sul e que cresce na região Nordeste brasileira tem entre seus colaboradores 72,2% de mulheres, e dentre cargos estratégicos de liderança, elas são 61%. É mais um exemplo de que se avança no setor e de que a presença de mais mulheres impulsiona resultados positivos em negócios, em educação financeira e na propagação dos ideais do cooperativismo.

Proporcionar iguais oportunidades, incluindo salários, benefícios, estímulo, formação, entre outros aspectos de carreira e de crescimento pessoal, é fundamental e mais ainda no sistema cooperativo, que se baseia em pilares como a ampla participação e a igualdade de direitos e deveres.

 Há espaço para avançarmos mais, multiplicando a força feminina em funções de liderança e apoiando iniciativas que fomentem uma verdadeira mudança de cultura.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione ENTER para pesquisar