A Importância do Tratamento da Dor Crônica

A pandemia do novo coronavírus está dando sinais arrefecimento, mas deixa um legado que vai além dos impactos da própria doença. As pessoas passaram a usar bem mais a internet para tudo. Essa constatação é um fato. Desde de pedir comidas, pesquisar sobre condições de saúde ou até mesmo realizar consultas e atendimentos on-line. O grande problema disso tudo é a qualidade das informações adquiriras por meio da internet, onde mesmo sites oficiais como o do Ministério da Saúde, quando falamos de dor lombar por exemplo, apresentam informações que não estão presentes nas principais recomendações internacionais.
Para que você tenha uma ideia de onde nós estamos, um recente estudo realizado por pesquisadores brasileiros, que teve como objetivo Investigar a credibilidade, precisão e legibilidade do conteúdo baseado na web sobre dor lombar em sites oficiais brasileiros. Como resultados eles tiveram que quase 90% dos sites oficiais não divulgam a autoria do que está escrito. 94% não citam fontes e não mencionam declaração de conflito de interesses. Isso sem dúvida já seria motivo para o descrédito da informação que o paciente está acessando. Ademais, as informações relacionadas a coluna vertebral, sobre dor lombar, dor cervical, prevenção e tratamento estão desatualizadas.
Informações inadequadas acerca da dor lombar tem sido um dos principais gatilhos para que um caso agudo se torne um caso crônico. Do contrário, se você for bem orientado com informações precisas baseadas em ciência e receber a melhor intervenção baseada em evidência, as chances de você se tornar crônico diminuem exponencialmente. Pensando nisso, separei alguns tópicos para começarmos a desmistificar o universo da dor na coluna.

  1. A dor lombar é uma condição comum na sociedade moderna;
  2. 80% de 7 bilhões de indivíduos terão ao menos um episódio de dor lombar na vida (como é muuuuuita gente, daí a importância de tratar direito esse caso pra diminuir os cursos com esse problema que já são altíssimos);
  3. Nem todo caso de dor lombar precisa de exame de imagem (aliás, segundo artigo publicado na The Lancet, o exame em alguns casos mais atrapalha do que ajuda);
  4. Em mais de 90% dos casos, a dor lombar é mecânica.
  5. Se você tem dor lombar há mais tempo, você possui dor crônica. Dor crônica não significa um problema pior, significa apenas que você não conseguiu resolver da maneira correta. Na dor crônica, a lesão inicial que você acha que foi o gatilho para a crise, pode nem existir mais. Nesses casos é o cérebro que está “desregulado” e enviando alerta de dor o tempo todo. Dá pra regular através de educação em dor e exercícios de exposição gradual.

E então, quando você deve procurar ajuda? Primeiro, se dores leves, procure ajuda para entender o seu caso e prevenir; Se você se encontrar com uma dor aguda muito forte e que realmente o esteja impedindo de fazer as suas coisas procure ajuda para tratar; se a dor é antiga, já tentou de tudo sem solução, continue procurando porque a solução existe. Cavar certo no lugar errado é cavar errado, gasto de energia. Se você cavar certo no lugar certo, é bem provável que encontre a solução, que pode ser bem simples, através de centros como o nosso, que atuam com uma variedade de técnicas e conceitos baseados em evidência. Terapia manual, exercícios direcionais e educação em neurociência moderna da dor, para citar alguns.
Chamamos esse mix de técnicas de RMA da coluna vertebral. Reconstrução músculo-articular da coluna vertebral.
Pioneiros no tratamento de patologias da coluna com as metodologias do ITC Vertebral e Instituto Pilates, duas franquias especializadas no segmento e as maiores do mundo, a CLINIDOR – Tratamento da dor, dos Fisioterapeutas Kerlon Lira e Andressa Lira, casal jovem e empreendedor, está inaugurando sua sede própria, situada à avenida Euripedes Ferreira Gomes, 334. Na nova estrutura, a proposta é dar continuidade ao trabalho pioneiro que já vem sendo desenvolvido há 5 anos em Sobral, mas com a oferta de novos serviços. Um grande time será montado para tratar as dores crônicas que acometem milhões de brasileiros todos os anos. A clinica conta com tecnologia de ponta, equipamentos que são Importados dos Estados Unidos e com um software baseado em inteligência artificial para o diagnóstico das condições de dor que acometem o sistema músculo-esquelético. Dentro do programa de tratamento, que pode ter duração de 1, 2 ou 3 meses, a depender da gravidade da lesão ou de como o paciente está clinicamente, independente do seu diagnóstico, estão incluídas técnicas de terapia manual, mesa de tração eletrônica, mesa de flexão dinâmica e exercícios de estabilização segmentar vertebral (para músculos profundos da coluna). Todos os pacientes passam ainda por exercícios no pilates ainda durante o tratamento.
O lema para 2022 é movimento.
Movimento é a chave para uma boa saúde articular e muscular!

Dr. Kerlon Lira
Diretor clínico da CLINIDOR – Tratamento da dor. Fisioterapeuta, Osteopata e membro titular da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna. Autor do livro Manual de Sobrevivência da coluna: lições da pandemia, que está em fase de pré-lançamento.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione ENTER para pesquisar