IV Simpósio e I Congresso de Autismo da Serra da Ibiapaba mobiliza a Serra da Ibiapaba com a temática: “Desenvolvendo a autonomia e impactando vidas”.

Entre os dias de 26 a 28 de maio, foi realizado, em Tianguá, o IV Simpósio e I Congresso de Autismo da Serra da Ibiapaba. O evento contribuiu significativamente para o avanço do conhecimento sobre o autismo na região, bem como para a conscientização e sensibilização da sociedade como um todo e teve a participação de profissionais de diversas áreas, como: pediatra, psicóloga, neuropediatras, fonoaudiólogos, psiquiatra, terapeutas ocupacionais, advogados e também geneticista.
“Esse congresso além de transmitir conhecimentos, também repassou sensibilização, empatia, acolhimento e também a quebra de preconceitos”, disse a psicóloga Liana Vale, organizadora do evento.
Nesta 4ª edição o eixo central foi ‘Desenvolvendo a autonomia e impactando vidas”. Foram três dias de imersão no universo do espectro autista que contaram com palestras, oficinas, apresentação de trabalhos acadêmicos e a participação de 30 palestrantes de diferentes regiões do país, de grandes nomes com vasto conhecimento sobre a temática.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição genética que traz prejuízos na socialização , desenvolvimento motor, linguagem e comportamental. Os primeiros sinais podem ser notados em bebês nos primeiros meses de vida.


“Meu sentimento é de muita gratidão a todos que acreditaram neste 4ª encontro, a todos os palestrantes que vieram de muito longe para dividir as suas experiências com o público, e também, ao nosso time que deu um verdadeiro show de organização e acolhimento! E que venha 2024!”, finalizou em depoimento, a organizadora.
O evento é amplamente reconhecido pela qualidade dos palestrantes e excelência na organização. Ele proporcionou um ambiente rico em troca de ideias, sendo uma via de mão dupla nessa jornada que abrange desde o sonho de ter um bebê até lidar com o diagnóstico, vivenciar o processo de luto, erguer a cabeça e unir-se a outras famílias. Juntos, os participantes puderam unir as peças do quebra-cabeça para adquirir mais conhecimento e dissipar preconceitos. A escritora Anita Brito que possui Doutorado em Neurociências e PHD em Neurobiologia do TEA fez uma explanação geral sobre a temática, juntamente com Alexandre, ambos são pais do Nicolas, que tem TEA. Eles expuseram como a família conseguiu readaptar-se e alcançar êxito no tratamento do filho.
Também estiveram presentes: Dra Graciela Pignatari, geneticista e cofundadora do grupo Tismoo; Dra. Luiza Monteiro de São Paulo, advogada especialista na causa autista; Dra Elana Ribeiro, médica pediatra; Dra Tâmara Vasconcelos e Dr Joniel Soares Neuropediatras; as Psicológas: Liana Vale, Emylle Souza, Bruna Costa, Victoria Régia, Letícia dos Anjos, Gleyde Araujo e Vanessa Aguiar; os fonoaudiólogos: Juan Thalles, Bianca e Vitória Silva; Germana Vale e Ana Cândida Nunes autistas e ativistas; Fisioterapeuta Itamara Carvalho; Psicopedagogas Juliana Liarte e Erica Visgueira; Psiquiatra Dr. Percy Galimbertti; Terapeutas Ocupacionais Lise Mariane e Bruna Tavares; Renato Mesquita pai de autista e especialista em direito público; nutricionista Raquel Barroso; Educadora Parental Katyane Eleotério e Claudiane Eleuterio;
Eventos como esse são essenciais para disseminar informações atualizadas e promover a inclusão e o respeito às pessoas com autismo.
No 2• dia de evento a idealizadora do evento, Liana Vale, foi homenageada por sua história de vida e pela transformação que vem promovendo na região da Ibiapaba, com o pioneirismo, inovação, conhecimentos e proporcionando empoderamento às famílias.
A equipe da Clínica Espaço Infantil, que é pioneira e a maior referência em atendimento de Autismo da região impactaram mais vidas nesses três dias de evento.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione ENTER para pesquisar