Projeto “Pôr do Sol Musical”leva inspiração e esperança a pacientes do Hospital Regional Norte

Música, alegria e emoção marcaram a primeira edição do Projeto “Pôr do Sol Musical“. A iniciativa do Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em Sobral, promete inspirar esperança e otimismo nos pacientes, acompanhantes e colaboradores por meio de apresentações musicais ao vivo que ocorrerão sempre às sextas-feiras, quinzenalmente, no final da tarde.

O diretor geral do HRN, Carlos Hilton Albuquerque Soares, ressalta que a iniciativa tem como objetivo melhorar a experiência dos pacientes e acompanhantes na unidade hospitalar, além de melhorar o ambiente de trabalho para os colaboradores. “Música é terapia, é calma. Musicalizar os ambientes é muito importante para o processo de recuperação dos pacientes”, avalia.

A primeira apresentação foi da orquestra jovem da Escola de Música de Sobral com músicos de 13 a 29 anos. A maestrina Kátia Sousa conduziu o grupo de 26 integrantes sob a coordenação-geral do maestro Diego Melo. “É um ambiente novo em que normalmente não estamos. Para nós é muito bom estarmos trazendo alegria ao hospital”, ressalta Sousa. “É muito importante trazer música ao hospital. Ela serve também como uma cura espiritual e certamente fará bem a todos. Espero que possamos retornar com outros grupos da Escola de Música de Sobral”, completa Melo.

Emocionada, a aposentada Alcioneide Aguiar, 58, ouviu uma orquestra pela primeira vez na vida. Ela acompanha o esposo, o motorista de ambulância Augusto Feliciano Aguiar, 65, que se recupera de uma cirurgia no HRN. “É muito gratificante ouvir uma música tão linda assim depois de mais de um mês aqui no hospital com meu esposo. Eu nunca tinha visto apresentação de uma banda de música”, diz. Aguiar elogiou a iniciativa do hospital. “Gostei demais dessa apresentação. Foi um momento de alegria”, destaca.

Com informações da Ascom.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione ENTER para pesquisar