Casa Militar do Ceará comemora 97 anos com solenidade de entrega de medalhas e honrarias.

Neste ano, a da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará (PMCE) completa 97 anos de existência. No dia No dia 16 de outubro foi realizada uma solenidade em comemoração no Palácio da Abolição que contou com a presença do governador do Estado, Elmano de Freitas, da vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero, do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Deputado Estadual Evandro Leitão, do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Desembargador Abelardo Benevides e demais autoridades civis e militares, que receberam a Medalha José Moreira da Rocha pelos relevantes serviços prestados à instituição.

Na próxima quarta-feira, 25 de outubro, às 15 horas, será realizada uma Sessão Solene em comemoração aos 97 anos da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará que irá homenagear os 97 anos da Casa Militar. O evento será realizado na Câmara Municipal de Fortaleza.

Além das sessenta medalhas José Moreira da Rocha, foram agraciadas quatro personalidades do cenário cearense com a Distinção Honorífica da Casa Militar do Ceará, comenda que é concedida a personalidades ou entidades que tenham realizado feitos significantes referentes à Casa Militar, através de atos que a tenham colocado em condição de excelência.

Receberam a Distinção Honorífica da Casa Militar do Ceará o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Deputado Estadual Evandro Leitão; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Desembargador Abelardo Benevides e o procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Manuel Pinheiro.

O Secretário de Estado Chefe da Casa Militar, Ten Cel PM Alex Ferreira, saudou os presentes e solicitou a todos uma efusiva salva de palmas ao aniversariante do dia: a Casa Militar do Ceará. E em seu discurso sobre os 97 anos da instituição cearense, ressaltou que a Casa Militar do Ceará é uma das Casas Militares mais antigas do Brasil, destacando que a Casa Militar ao servir e prestar seus serviços às autoridades do Estado, ela está também servindo ao povo cearense, “propiciamos a essas autoridades tranquilidade para que elas possam conduzir bem o nosso Estado e possam se preocupar com problemas outros que são, verdadeiramente, importantes para o povo”.

O Ten Cel PM Alex Ferreira ainda aproveitou o momento para reafirmar o compromisso de todos os componentes da Casa Militar, do agente mais moderno ao Chefe da Casa Militar, de continuar zelando por cada uma das autoridades, por cada um dos representantes dos poderes, dando a tranquilidade necessária para que possam se concentrar nos problemas que afligem o nosso Estado. “É o momento de reafirmarmos o nosso compromisso de ação com excelência, pautada na ética, acima de tudo na fiel e irrestrita defesa dos direitos humanos e direitos fundamentais”, ressaltou o Chefe da Casa Militar.

Durante a solenidade, o Deputado Federal Idilvan Alencar, representando a Bancada do Ceará no Congresso Nacional, entregou ao Secretário de Estado Chefe da Casa Militar do Ceará uma “Moção de Aplauso e Louvor” pela grandiosa contribuição com as atividades do Poder Executivo do Estado do Ceará e pela comemoração dos 97 anos de existência da instituição.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Desembargador Abelardo Benevides, falou em nome de todos os agraciados e agradeceu a homenagem, parabenizando a Casa Militar do Ceará pelo seu nonagésimo sétimo ano de existência e falando que as homenagens feitas não são apenas às pessoas físicas, mas também às instituições que são atendidas por esta Casa Militar.

O governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, parabenizou a Casa Militar do Ceará e além de enaltecer o trabalho desta Casa, também destacou o trabalho da Polícia Militar do Ceará, pois “uma Casa Militar forte é uma Polícia Militar forte”, falou o chefe do Executivo cearense. O governador falou em nome dos outros dois poderes, agradecendo o trabalho que a Casa Militar do Ceará exerce de “maneira profissional, discreta, corajosa e fiel à sua missão”. “Penso que isso é fundamental para quem integra a Casa Militar: a coragem, a fidelidade, o profissionalismo, o compromisso e a discrição”, concluiu o governador do Estado.

Conheça outros homenageados

Concedida de forma anual, a Distinção Honorífica conta com um seleto grupo de homenageados. Já receberam a honraria o senador Cid Gomes (2008), o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, o desembargador José Arísio Lopes da Costa (2012), o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (2014), o governador Camilo Santana (2015), além da primeira-dama do Estado, Onélia Santana e o empresário Júlio Ventura (2019).

Com informações do Governo do Estado do Ceará.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione ENTER para pesquisar