Cultura: Instituto Histórico e Geográfico de Sobral é instalado.

“É com grande satisfação que a sociedade sobralense se reúne para a sessão histórica e solene de instalação, posse da diretoria e dos primeiros sócios do Instituto Histórico e Geográfico de Sobral (IHGS), tendo por patrono o Mons. Francisco Sadoc de Araújo”, assim se expressou o mestre de cerimônias, Fábio Melo, anunciando a abertura da solenidade de instalação do IHGS, na nave central da Igreja do Cristo Ressuscitado, no bairro Padre Ibiapina, em Sobral, na noite da última quinta-feira, 25.  
Com rito próprio, a solenidade teve três presidentes, o presidente empossado naquela noite e fundador do Instituto, Prof. José Luís Lira; o Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, que empossou a Diretoria, Conselhos e Comissão da Revista; e a Profa. Giovana Saboya Mont’Alverne, Presidente de Honra do IHGS.  
A mesa de honra foi composta pelo Presidente, Prof. Dr. José Luís Lira; pelo Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos; pela Reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Profa. Dra. Izabelle Mont’Alverne que também representou a Governadora do Ceará, Izolda Cela, por delegação oficial; pelo Presidente do Instituto do Ceará, General Júlio Lima Verde Campos Oliveira; pelo Vereador Chico Jóia, da Câmara de Vereadores de Sobral; pela Presidente de Honra do IHGS, Profa. Giovana Saboya Mont’Alverne; pela Presidente do Conselho de Educação do Ceará, Profa. Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira; pelo Prof. Gilton Barreto, Secretário de Cultura de Viçosa do Ceará; pela presidente da Fundação Cariri, Profa. Antonia Ladislau; sendo secretariada pela Irmã Carminda Carvalho, Missionária Reparadora do Coração de Jesus.
Entre as mensagens enviadas foram lidas a do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Victorino Chermont, do Presidente da Academia Brasileira de Letras, Merval Pereira, da Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Desa. Nailde Pinheiro, da Presidente da Academia Cearense de Cultura, Marcia Sucupira, do Presidente da Academia Fortalezense de Letras, Antonio Colaço Martins e do Presidente de Honra da Academia Piauiense de Cultura, Fernando Ferraz.  
Ao passar a presidência a Dom Vasconcelos para conduzir a posse da Diretoria, o presidente eleito, José Lira, destacou: “Considerando o contributo à educação e cultura dado ao povo de Sobral e de sua região metropolitana pela Diocese de Sobral, tenho a honra de convidar Sua Excelência Reverendíssima o Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, para dar posse à primeira diretoria, conselhos e comissão da revista do IHGS”.  
Assumindo a presidência Dom Vasconcelos ressaltou: “Muito honrado, pela deferência do Excelentíssimo Senhor Presidente eleito deste Instituto, emposso a primeira diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Sobral – IHGS, seus Conselhos e Comissão da Revista”.  
 
Os sócios efetivos receberam os diplomas das mãos do Bispo Diocesano, Dom Vasconcelos, e o colar-acadêmico da Reitora da UVA, Profa. Izabelle Mont’Alverne. Os sócios honorários receberam seus diplomas das mãos da Presidente de Honra do IHGS, Profa. Giovana Saboya Mont’Alverne. Todos assinaram livro específico sob a responsabilidade a Secretária, Irmã Carminda Carvalho.  
Presentes representantes de diversos seguimentos, entre os quais, a Presidente da Academia Sobralense de Estudos e Letras, Chrislene Carvalho; o Presidente do Centro Cultura Dom José, Dr. Chico Prado; a Madre da Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, Irmã Maria de Jesus da Silva; a Pró-Reitora de Cultura da UVA, Profa. Rebeca Viana; professores da UVA, do UNINTA e de outras instituições; a contadora Carla Ribeiro, do Escritório de Contabilidade Pedro Ribeiro que assessorou o registro da instituição; o diretor do sistema Paraiso, Valter Roberto Silva; os membros do Instituto do Ceará, Professores Filomeno Morais e Clélia Lustosa, além do Presidente Júlio Lima Verde. A Guarda Municipal Civil de Sobral também esteve no local até o final dos trabalhos, bem como a equipe da Paróquia do Cristo Ressuscitado.  
Ao declarar instalado, visivelmente emocionado, o Presidente José Lira, fez agradecimentos pela realização do sonho de criar e instalar o Instituto Histórico e Geográfico de Sobral.   
Em nome dos sócios fundadores, fez uso da palavra a Profa. Mestra Giovana Saboya Mont’Alverne, que enalteceu o Instituto e agradeceu a deferência de seus pares para com ela ao elegê-la Presidente de Honra, deixando claro a importância do IHGS para Sobral, destacando que “o Instituto fundado por seu Presidente, o ilustre Prof. José Luís Araújo Lira que, com a ousadia e têmpera dos fortes, concretiza a sua meritória ação que congrega acadêmicos, lidera intelectuais de Sobral e de outros Estados para, irmanados pelos mesmos ideais, levar a frente esta instituição”.  
Em nome dos sócios honorários, discursou o Presidente do Instituto do Ceará, General Júlio Lima Verde Campos Oliveira, dizendo: “desde o primeiro momento em que fui procurado pelo Professor Lira no Instituto do Ceará, achei uma ideia espetacular, a criação do Instituto Histórico e Geográfico de Sobral. Quisera eu que todos os municípios cearenses criassem um Instituto”.  
A solenidade durou cerca de uma hora, foi muito prestigiada e transmitida pelo canal do YouTube do Centro Universitário UNINTA.  
Todos foram unânimes em afirmar que aquele foi um dia que ficou marcado na História de Sobral.
Autor: Professor Luís Lira

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione ENTER para pesquisar