A educação parental é uma necessidade da sociedade no século XXI

“A sociedade impulsiona pais e mães para a formação socioemocional de seus filhos diante de dois pilares: saúde mental e sustentabilidade dos vínculos afetivos”

Sarah Donato de Moura Frota é casada com José Humberto Frota Júnior, mãe de 4 filhos (Nicholas, Vinícius, Matheus e Maria Lis), bacharela em Direito pela Faculdade Luciano Feijão (FLF), especialista em Direito da Família e Sucessões pela Faculdade Damásio de Jesus (SP) e Educadora Parental em Disciplina Positiva, certificada pela Positive Discipline Association (PDA, USA). É ainda pós-graduada em Neurociência e Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), especialista em Parentalidade e Educação Positiva de Portugal (EPEP, Portugal), mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), fundadora da Escola de Pais e Profissionais da Parentalidade, escritora, palestrante e consultora educacional para pais, professores e educadores de crianças e adolescentes.

Donato ressalta a necessidade de estudar para se tornar uma mãe melhor, mais consciente e enfatiza que as demandas emocionais dos filhos a fazia buscar cada vez mais o conhecimento para dentro de sua família e, a partir disso, expandir como profissional. Ela explica um pouco sobre o que é o universo da Parentalidade e sua grande abrangência envolvendo profissionais da educação e da Parentalidade (médicos, psicólogos, fonoaudiólgos, assistentes sociais) e a família.

“Crianças e adolescentes precisam ser cuidados em sua integralidade. Desta forma, olhamos para eles com respeito, empatia e amor”

Os atendimentos acontecem por meio de consultorias individuais, grupos de estudo entre pais, professores e profissionais, através de palestras, mentorias e treinamentos, que são os chamados “workshops”. “A sociedade impulsiona pais e mães para a formação socioemocional de seus filhos diante de dois importantes pilares: saúde mental e sustentabilidade dos vínculos afetivos. Investir no capital intelectual e no desenvolvimento humano da infância até à idade adulta é fundamental, e para isso, é preciso oferecer suporte e acolhimento aos pais; e esse é o meu papel, ajudá-los na condução de suas famílias, oferecendo orientação segura e comprometida com educação baseada em evidência”, comenta.

Em seu primeiro livro, com título “Primeira infância”, esses e demais temas são abordados de forma interdisciplinar pelos diversos profissionais coautores da obra. A Parentalidade busca educar o olhar dos pais, de crianças e adolescentes através de ferramentas, estudos científicos e vivências práticas, encorajando-os a exercer a Parentalidade Consciente e Educação Positiva de forma eficaz, priorizando a construção de vínculos afetivos consistentes e criando espaços de diálogos, gerando conexão e escuta, preservando os direitos à liberdade, solidariedade, igualdade e à dignidade.

“Crianças e adolescentes precisam ser cuidados em sua integralidade. Desta forma, olhamos para eles com respeito, empatia e amor”, finaliza.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione ENTER para pesquisar