Como dormir melhor?

Talvez você já tenha tido a experiência incômoda e aflitiva de não conseguir adormecer. Deita-se na cama, os pensamentos começam a surgir, incomodar e alterar o humor. Você pensa nas tarefas do dia seguinte, nas contas, estudos, trabalho, relacionamentos e no futuro próximo e distante. O sono não vem, impedido pela preocupação e ansiedade.

Eventualmente, isso pode acontecer com qualquer um de nós, o problema é quando se torna frequente, disfuncional e patológico. Milhões de pessoas estão vivendo nesse estado crônico de insônia, causado por diversos fatores pessoais e sociais que envolvem a vida contemporânea e perturbações biológicas. Algumas pesquisam apontam que cerca de 70% das pessoas sofrem de insônia em algum período da vida.

Se você tem sofrido com isso, algumas mudanças de pensamentos e comportamentos podem ajudar. Como tentar dormir e acordar nos mesmos horários, evitar cochilos longos durante o dia, usar a cama somente para dormir, sem uso de celulares, redes sociais, TV, notebook e outras telas. Utilizá-la para atividades sexuais saudáveis também ajuda!

Evite o surgimento da ansiedade durante a hora anterior ao momento de dormir fugindo de discussões e tarefas desafiadoras. Faça algo relaxante ou entediante. Reduza ou elimine a ingestão de líquidos e alimentos à noite. Não se exercite nesse período logo anterior ao sono. No entanto, se exercite com regularidade em outros horários do dia.

Quase toda insônia se deve à atividade mental excessiva. Você está simplesmente pensando demais antes de ir dormir. Estabeleça um horário para se preocupar, três horas ou mais, antes do seu horário de deitar-se. Faça mais cedo uma lista, anotando suas preocupações e as tarefas do que realizará no dia seguinte ou durante a semana.

Por vezes, a insônia se deve a emoções e sentimentos que podem estar incomodando você. Pratique repetir seus pensamentos ansiosos sem tentar achar maneiras de resolvê-los, como acontece com qualquer outra situação temida ou pensada; se a repetir por bastante tempo, se tornará entediante. Desafie seus pensamentos negativos, questionando a validade deles, terão menos poder de lhe causar preocupação.

Para combater sua inquietação em relação ao sono, você talvez esteja apelando a comportamentos supersticiosos que não funcionam. Tais como: verificar o relógio, contar, manter seu corpo imóvel ou repetir comandos para si mesmo, como “durma” ou “pare de se preocupar”.

Não tente se forçar a dormir. Isso apenas vai aumentar sua frustração e, por consequência, sua ansiedade. Levante da cama se não conseguir adormecer depois de 30 minutos e vá para outro lugar da casa. Escreva em um papel o que está sentindo e pensando. Leia, ouça música relaxante e volte para cama quando se sentir leve, sem pressão para dormir.

Como sabemos, o sono é essencial a uma vida saudável e positiva. As dicas acima ajudam, mas sempre busque orientação médica e psicológica. A insônia, muitas vezes, pode estar associada a transtornos de ansiedade, depressivos, do neurodesenvolvimento, entre outros. O tratamento especializado é fundamental.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione ENTER para pesquisar