Grupo Jacauna Inaugura Usina Solar e reflorestamento no semiárido cearense

O município de Marco registra um dos maiores eventos de sustentabilidade do Ceará, além da inauguração de uma usina solar, também foi registrado a conclusão da segunda etapa de um grande projeto florestal. Sempre à frente do seu tempo, o deputado e empresário Rogério Aguiar, através da indústria Jacaúna traz para o Estado do Ceará uma área de mais de 1 mil hectares de reflorestamento, de um total previsto de 5 mil hectares.

A importância do evento, tanto para o Estado quanto para o  meio ambiente, contou com as presenças do Governador do Estado, Camilo Santana (PT); senador Cid Gomes (PDT), presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT); presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; Secretário das Cidades do Estado, deputado Zezinho Albuquerque (PDT); prefeito de Marco, Roger Aguiar (PDT); deputado federal Antônio José Albuquerque (PP); deputado federal Aníbal Gomes (DEM); deputado estadual Duquinha (PDT) e ainda o prefeito  de Cruz Jonas Muniz (PSDB); a prefeita de Massapê Aline Albuquerque (PP); prefeito de Jijoca, Lindbergh; prefeito Bela Cruz, Netinho; prefeito de Amontada, Flávio; prefeito de Meruoca, José Herton; prefeito de Senador Sá, Bel Júnior; prefeito de Morrinhos, Jerônimo Brandão; prefeito de Itapipoca, Felipe; vice-prefeita de Itapipoca, Dra Jocelia; os diretores do Grupo Jacauna: Aguiara Aguiar, Rogério Aguiar Filho, Paulino Aguiar e Riana Aguiar.

O empreendimento tem geração de energia solar de 2,2 megawatts (MW), com capacidade para gerar 1,8 MW pico para o seu parque fabril

O empreendimento tem geração de energia solar de 2,2 megawatts (MW), com capacidade para gerar 1,8 MW pico para o seu parque fabril. Na ocasião, também foi inaugurada a segunda etapa do projeto florestal para a produção própria de móveis. Com a usina, estima-se que o grupo deixará de consumir cerca de 100% da energia gerada de fontes tradicionais, com uma sobra de 25% que, a priori, será comercializada no mercado livre. Uma parte da madeira do reflorestamento será usada na fabricação de móveis do grupo e outra parte será comercializada no mercado interno e exportação. Pioneiro no Polo Moveleiro de Marco, na Região Norte, o Grupo Jacauna deu, com o parque solar fotovoltaico e a segunda etapa do reflorestamento de eucalipto, mais um passo rumo à autossuficiência de energia e de matéria-prima.

Até o momento, a área do plantio corrresponde a 1.500 hectares, sendo que todo o projeto terá 5.000 ha.

Na ocasião, o governador Camilo Santana (PT), o senador Cid Gomes (PDT) e o presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará, Eduardo Neves e o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, visitaram o parque solar, anexo ao parque fabril, e plantaram mudas no plantio da Fazenda Sorriso de Maria, que soma 500 hectares aos mil já inaugurados anteriormente na Fazenda Aroeira. Todo o projeto terá cinco mil hectares. Culturas complementares, como mel (já em produção) e milho, além de mogno africano e teca, também vêm sendo testadas.

Autoridades visitaram as instalações da usina solar e a segunda etapa do reflorestamento na fazenda Sorriso de Maria.

Roger Aguiar, diretor industrial do grupo fundado por Rogério Aguiar, explicou que as fábricas do grupo já têm “autossuficiência na energia solar e um excedente, entre 600 kW e 700 kW, que está indo para o mercado livre de energia”. O empresário, também prefeito de Marco, adianta que “o próximo passo é a geração de energia solar nas lojas”. “Temos que fazer nosso papel social. Nossa sustentabilidade não vem só da energia solar ou da madeira, fazemos trabalhos constantemente na área de fabricação, usando melhor os insumos e reaproveitando os resíduos”, diz.

Impacto ambiental

O grupo Jacauna é pioneiro na produção de eucalipto em alta escala no estado do Ceará.

A expectativa é que em dez anos a indústria consuma a própria madeira, que além do consumo interno, também será comercializada no mercado interno e para exportação. O plantio engloba a recuperação de áreas de mata nativa, gerando abrigo e alimento para cerca de mais de 40 espécies de animais, como também captura da atmosfera cerca de 200 toneladas de gás carbônico por hectare. “A Jacaúna é uma empresa genuinamente cearense presente em quase todos os estados da federação, e inova hoje na área da sustentabilidade. Primeiro com a energia solar. Depois com o reflorestamento. Temos aqui uma contribuição ao meio ambiente, à natureza, ao futuro, à sustentabilidade. Quero aqui registrar nosso orgulho de ter empreendedores cearenses como vocês”, afirmou o chefe do Executivo cearense.

Sustentabilidade Ambiental: conceito, importância e vantagens

O desenvolvimento sustentável, então, emerge como uma solução extremamente viável e positiva, tanto para o meio ambiente quanto para a economia e o setor privado. Os modelos de negócios sustentáveis apresentam mecanismos de reaproveitamento de insumos e recursos. Isso reduz drasticamente os custos da produção, e, consequentemente, aumenta o lucro. Cada exemplo de modelo sustentável implementado, tanto na esfera individual, social, quanto empresarial, ajuda a inspirar novas ideias e fortalecer a compreensão de que podemos nos desenvolver sem degradar o meio ambiente. Social: Engloba a sociedade e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer. Ambiental: Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas. Econômico: Relacionado com a produção, crescimento, distribuição e consumo de bens e serviços.

O plantio de eucaliptos feito pelo grupo Jacaúna é o maior do estado do ceará e recupera áreas de mata nativa, além de capturar cerca de 200 toneladas de gás carbônico por hectare

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a digitar e pressione ENTER para pesquisar